O que é o BRT
O QUE É O BRT
Os Corredores de Transporte são vias que irão contar com sistema de priorização para o transporte coletivo, formadas por faixas exclusivas para os ônibus. Possibilita que sejam alcançadas maiores velocidades e há menos paradas ao longo dos corredores, além da ausência de cobrança de tarifa dentro do veículo, o que resulta em elevadas velocidades operacionais. Em função da estruturação diferenciada dos três corredores onde serão implantados o Sistema Tronco Alimentado, estarão associados dois tipos de operação: o BRT (Bus Rapid Transit) e o BRS (Bus Rapid Service). No trecho do Corredor Norte-Sul nas avenidas João César de Oliveira e David Sarnoff será implantado o sistema BRT e nos corredores Leste-Oeste e Ressaca irá operar o sistema BRS.
BRT é um sistema de transporte coletivo de alta qualidade, que se diferencia do serviço de transporte coletivo convencional sendo essencialmente determinado por faixas de ônibus exclusivas para garantir a priorização e operação rápida de ônibus. Outros elementos que caracterizam o sistema BRT são: pagamento adiantado da tarifa, embarque sem barreiras e veículos otimizados em termos de capacidade e design.
O BRS se caracteriza pelas faixas preferenciais de ônibus e pelo conjunto de medidas que possibilitam uma melhoria na qualidade do transporte coletivo. As medidas incluem a racionalização das linhas, o escalonamento dos pontos de parada, a fiscalização eletrônica para controle de acesso de veículos particulares e um eficaz sistema de informação ao usuário.
